top of page

vote pelo território

Essa campanha deseja incidir nas eleições municipais de 2024, a fim de organizar uma plataforma política dos Povos e Comunidades Tradicionais, pautando o debate público e impulsionando candidaturas indígenas, caiçaras e quilombolas nos municípios de atuação do movimento.

 

Nosso movimento tem um histórico de quase vinte anos de luta pelos territórios ancestrais de nossas comunidades. Ao longo desse período, compreendemos que há diversas formas possíveis para fortalecer nossa luta. Por vezes, ocupamos conselhos gestores de Unidades de Conservação, conselhos de participação popular, estabelecemos parcerias estratégicas com outros movimentos e instituições públicas. Por vezes paramos a BR para denunciar as tentativas constantes de roubo de nossos territórios e deslegitimação de nossas culturas.

Esse aprendizado é fundamental para, chegando em 2024, percebermos que é passada a hora de ocuparmos espaços de tomada de decisão em nossos municípios. As prefeituras e câmaras municipais desempenham um papel fundamental para garantia de direitos e construção de políticas públicas para nossas comunidades. Sabemos, no entanto, que este papel é fragilizado pela ausência de nosso povo nestes espaços de poder.

Não se trata de nossa primeira incursão no debate eleitoral em nossos municípios. Já colaboramos com a construção de candidaturas de companheiras e companheiros do nosso movimento. No entanto, em 2024, o Fórum de Comunidades Tradicionais toma a decisão de participar de maneira organizada e sistemática neste processo eleitoral.

O que nutre nossa decisão é também o atual momento da política em nosso país. Nos sentimos responsáveis e chamados a agir para defender nossa democracia e para contribuir na construção de um projeto de país que dê centralidade para nossa agenda política de defesa dos Povos e Comunidades Tradicionais, contra as constantes investidas e ameaças que historicamente pressionam nossos territórios. 
 

Aprendendo com experiências de outros movimentos, como a Campanha Indígena, desenvolvida pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil em campanhas anteriores, decidimos lançar nossa campanha “Vote pelo Território”.

Você pode apoiar essa campanha, veja como:

bottom of page