
Construído no início de 2018, O “Dossiê sobre a situação da educação escolar das comunidades tradicionais de Paraty” é um documento que contém a trajetória da luta pela implementação da educação diferenciada no município, a partir da publicação do Plano Municipal de Educação de Paraty (PME) pela Secretaria Municipal de Educação (SME). A criação desse documento foi feita pelo Coletivo de Apoio à Educação Diferenciada, que atua junto ao Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT) na luta pela educação.
O FCT luta por uma política de educação que considere as circunstâncias específicas deste território e se baseie em princípios político-pedagógicos que gerem autonomia para toda a comunidade escolar (alunos, docentes e pais). O grupo reconhece que os processos de aprendizagem de comunidades tradicionais se diferem da educação padronizada dos currículos escolares, pois trazem em sua prática os conhecimentos e formas de transmissão próprios da comunidade, da cultura e do território em que vivem; e acredita que garantir o acesso à educação escolar para as comunidades tradicionais deve ser uma forma de valorização de suas culturas e de defesa de seus territórios.
O Dossiê contém um balanço de dois anos em relação à educação escolar caiçara, indígena e quilombola, mostrando os avanços conseguidos e também os desafios atuais na educação escolar das comunidades tradicionais.
Leia o dossiê completo abaixo (para ajudar na leitura coloquem em modo "tela cheia".
Texto: Comunicação Popular FCT - Vanessa Cancian
Fotos: Comunicação Popular FCT - Eduardo Napoli Editoração Eletrônica: Comunicação Popular FCT - Eduardo Napoli