A Semana Fluminense do Patrimônio é um evento organizado por várias instituições cientificas e culturais do Estado do Rio de Janeiro com o intuito de promover a valorização do patrimônio natural e cultural fluminense e de ampliar conhecimento da população sobre seu patrimônio em suas mais diversas expressões.
Neste ano, o tema escolhido foi “Patrimônio Cultural e grandes intervenções” com o intuito de discutir a preservação do patrimônio diante dos impactos decorrentes da realização de grandes eventos e intervenções no território.
Os companheiros do Fórum de Comunidades Tradicionais Cacique Agostinho da aldeia Araponga, Francisco Ticote do Pouso da Cajaíba e Vagner (Vaguinho) do Quilombo do Campinho junto com Edmundo Gallo da Fiocruz fizeram parte da primeira mesa do dia. O tema “grandes eventos e a preservação das tradições culturais” abriu um debate sobre o impacto destes eventos nas comunidades tradicionais e em seu território. Educação, saúde e outros temas importantes foram abordados durante a palestra,
Ao final da mesa o filme da campanha “Preservar é Resistir” foi exibido ao publico.
Acompanhem mais sobre o evento aqui: